O que Fazemos

A nossa Missão determina que a primeira e principal prioridade seja contribuir para o bem estar e qualidade de vida, física e mental, das pessoas. 

 

Orientamos o nosso propósito, por 2 dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

 

Artigo 1º - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e consciência, devem de agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Artigo 25º, 1 - Todos os seres humanos têm direito, a um padrão de vida capaz de assegurar a si e à sua família, saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, a cuidados médicos e a serviços sociais indispensáveis, à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora do seu controle.

 

Os Valores que praticamos, ajudam-nos a crescer, a aprender e, são determinantes para conduzir a nossa Missão. 

São eles: Respeito, Honestidade, Humildade, Justiça, Empatia, Amizade, Solidariedade.

É deste modo e com base nestes princípios que desenvolvemos o nosso trabalho, dando o nosso contributo para uma sociedade e um mundo sempre em mudança e que se quer melhor.

Loja

Comunitária

A Loja Comunitária é a valência/resposta social primordial da Associação que responde à necessidade imediata de bens alimentares, das famílias em situação de pobreza.


- As entregas são feitas semanalmente (em 2 dias distintos) e, devido ao elevado número de famílias apoiadas, cada uma recebe a cada 15 dias.
- O cabaz de bens alimentares inclui alimentos perecíveis (pão, fruta e verdura) e não perecíveis.

Apoio

 Social

A Associação disponibiliza aos seus utentes o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social com o propósito de promover o seu desenvolvimento social e o bem-estar, procurando responder às suas necessidades de forma diversificada e articulada com as demais entidades públicas e privadas.
 

Este serviço pressupõe a avaliação da situação socioecónomica das famílias; a realização do diagnóstico social das famílias, através da elaboração e sistematização das informações recolhidas; o acompanhamento e aconselhamento social, face aos problemas identificados, ativando a participação das famílias na resolução dos mesmo, com recurso às suas potencialidades; a articulação entre instituições e encaminhamento social das famílias, de modo a dar respostas sociais articuladas e integradas. 

Roupeiro

Amigo

O Roupeiro Amigo funciona às SEXTAS-feiras no horário da tarde, no qual os utentes dirigem-se ao mesmo levando consigo bens de vestuário e de casa em carência.

O roupeiro é divido consoante sexos e seções: bebé, criança, adolescente, adulto e idoso. 

Momentos

entre Amigos

Os Momentos entre Amigos surgem de acordo com as necessidades sociais. 

Estes procuram ir de encontro a alguma necessidade por nós identificada, sendo diversificados e dinâmicos. Através destes encontros é estimulada a inclusão social, a socialização, a escuta, partilha e o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.